André Kayano
Teste sanguíneo para Alzheimer? Novos avanços.
Um teste que mede proteína beta amilóide no sangue é melhor que exame de imagem do cérebro e pode indicar início doença anos antes...
Depósito de amilóide não é um preditor de doença de Alzheimer. Maioria de idosos sem sintomas com depósito de amilóide cerebral não desenvolvem demência.
Mas a proteína é um fator de risco significante. Este achado é importante para cientistas que fazem estudos sobre drogas que previnem Alzheimer, assim os participantes dos estudos estarão em estágios mais precoces da doença.
Atualmente, o diagnóstico de Alzheimer não e fácil de ser realizado. São utilizados testes de avaliação da memória e entrevistas com pacientes e membros da família. Estudos mostraram que médicos clínicos tem acurácia de 50 a 60% no diagnóstico desta condição, que é muito baixo.
Métodos que podem aumentar a acurácia como o PET CT cerebral, são caros e frequentemente não disponíveis.

Amilóide é um proteina normal do cérebro, formadopela quebra de uma proteína maior. Não se sabe a função desta proteína.
Este teste teve acurácia de 94 % em predizer a presença de placas mesmo em pessoas assintomáticas.
Não há tratamento para Alzheimer e um diagnóstico precoce pode ser problemático. Este teste provavelmente será util para rastrear participantes para clinical trials de novas medicações.
1/4 dos pacientes com 70 anos estão acumulando placas de amilóide no cérebro, mas suas memórias e habilidades cognitivas estão intactas...