André Kayano
Prevenindo Déficit Cognitivo Leve e Alzheimer

Como não existe medicação para prevenção ou cura do Alzheimer, especialistas orientam algumas medidas para prevenção:
EXERCÍCIO
Exercício traz muitos benefícios para a saúde. Ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes tipo 2, baixa risco de hipertensão, de câncer de cólon e de mama. Ajuda a controlar insônia, ansiedade e depressão. Ajuda também a prevenir déficit cognitivo leve e demência.
Fazer exercícios regularmente melhora a função cognitiva de pessoas que já apresentam problema de memória.
DIETA DO MEDITERRÂNEO
Dieta do mediterrâneo que dá preferência para frutas, vegetais, grãos integrais, castanhas, azeite de oliva, carne de peixe, frango. Limitando carne vermelha. Esse tipo de dieta comprovou promover melhor saúde cardiovascular, e reduzir alguns tipos de câncer. Além disso pessoas que utilizam esta dieta tem menos risco de desenvolver deficit cognitivo leve e redução da progressão para demência em pessoas que já tem a doença.
ÁLCOOL
Consumo leve de álcool, uma taça de vinho por dia ajuda evitar risco de demência, o uso excessivo de álcool, por outro lado aumenta o risco.
Além do álcool, o resveratrol encontrado no vinho tinto tem fator protetor adicional pois interfere na formação depósitos de beta amilóide.
SONO
Ter boa noite de sono auxilia na memória. Pessoas que dormem menos de 7 horas de sono por dia apresentam desempenho pior em testes de memória. O aprendizado e memória são consolidados durante o sono.
ESTIMULAÇÃO MENTAL
Manter-se mentalmente ativo é muito importante, pessoas que lêem mais, fazem palavras cruzadas, jogos de memória apresentam menos alterações cognitivas com o passar dos anos.
CONTATO SOCIAL
Contato social tem um efeito importante para saúde e longevidade. Isolamento social e a depressão aceleram o déficit cognitivo. A atenção e memória são exercitados durante as interações sociais. Isto leva a aumento da reserva cognitiva e menor risco de demência.