• Foto do escritorAndré Kayano

Ansiedade

São alguns sintomas de ansiedade a respiração rápida, palpitação no peito, preocupação excessiva, alteração do sono e irritabilidade. Todas pessoas apresentam sintomas semelhantes no dia-a-dia. Até certo ponto isso é normal, isso é uma resposta biológica do nosso corpo em resposta a fatores estressores. uma resposta adrenergica conhecida como "fight or flight" (lute ou corra).

Uma dose de ansiedade "saudável" pode levar você a ser pontual, estudar bastante para uma prova ou fazer você evitar situações de perigo.

Algumas vezes os sistemas de controle da ansiedade estão desregulados. E reagimos de forma desprporcional ou reagimos a situações que deveríamos estar calmos.

Transtorno de Ansiedade

Gravidade dos sintomas e a habilidade para lidar com preocupações ou momentos de ansiedade.

1 em cada 5 americanos acima de 18 anos tem ansiedade.

1 em cda 3 criancas de 13 a 18 anos também apresentam esta doença.

Se a ansiedade é persistente, rotineira e sempre levam a reações desproporcionais você deve procurar atendimento médico.

O tratamento da ansiedade inclui:

1. Mudanças estilo de vida, evitar cafeina, exercícios físicos regulares, evitar medicações e substâncias que possam causar sintomas de ansiedade.

2. Usar técnicas de meditação, relaxamento, "mindfullness" e técnicas para diminuir tensão muscular.

3. Psicoterapia como a terapia cognitivo comportamental e terapia de exposição.

4. Medicamentos com ansiolíticos benzodiazepinicos, e antidepressivos como os ISRS auxiliam alívio dos sintomas se tomados diariamente.

Geralmente uma combinação de abordagens é melhor. Aliviar ansiedade com medicações enquanto está realizando psicoterapia ou outros tratamentos é muito útil para tornar sintomas mais toleráveis.