• Foto do escritorAndré Kayano

A Saúde do Adulto - visão do Geriatra

Durante a infância e na senescência as visitas médicas são mais frequentes.

A frequência maior de doenças em idosos fazem com que a busca por tratamento e acompanhamento médico ocorre de forma habitual.

No entanto, quando avaliamos pacientes mais precocemente as intervenções médicas tem um impacto maior no processo de envelhecimento. Por exemplo, pacientes que atingem pico de massa muscular mais elevado quando adultos apresentam menor frequência de problemas locomotores e dores articulares.

O acompanhamento clínico regular, com realização anual de check-ups é importante, mas acreditamos que é muito importante entender as diferentes fases da vida, as tendências do indivíduo em relação a saúde.

Em cada faixa etária são esperadas queixas mais comuns.

- Dos 30 aos 40 anos - Alterações de humor, ansiedade. Avaliação de performance física para início de atividade física.

- Dos 40 aos 50 anos - Nas mulheres sintomas relacionados ao início do climaterio. Doenças relacionadas ao metabolismo ósseo. Avaliação de massa e força muscular em ambos sexos.

- Dos 50 aos 60 anos - Avaliação cardiovascular e metabólica. Mais frequente o início de doenças cardiovasculares e diabetes nessa faixa etária. Nessa faixa importante avaliação da composição corporal para definição alvo de tratamento.

Portanto, visitar um clínico regularmente durante a fase adulta é importante para sua gestão de saúde.