top of page
  • Foto do escritorAndré Kayano

Entrevista Jornal Beltrão Abril 2017



JORNAL BELTRAO (JB) - Como agir para prevenir a tempo estas doenças que podem causar uma velhice mais complicada e difícil ?

ANDRE KAYANO (AK) - Para prevenção deve se ter hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos regulares. Deve se fazer rastreamento das doenças mais comuns no envelhecimento como hipertensão, diabetes e alterações da memória

JB - Quais são as orientações para que o idosos possa levar uma vida melhor, ter mais bem-estar e não carregar a velhice como se fosse um fardo?

AK - Cuide da saúde, pratique atividade física para manutenção da força muscular e flexibilidade. Se tiver alguma doença faça controle adequado com medicamentos e recomendações do seu médico.

JB - Sobre as políticas públicas para os idosos, qual é sua avaliação? Quais são as conquistas positivas e o que ainda precisa avançar?

AK - Foram muitos avanços últimos anos o Brasil possui um estatuto do idoso, mas precisamos que este estatuto seja colocado em prática. Precisamos avançar na atenção a saúde dos idosos, com centro de atenções a saúde específico para idosos, como Centro de Referência aos Idosos. Nestws locais além do atendimento médico existe atuação de equipe multiprofissional integrada. Isto já está em implantação em capitais.

JB - E como a família pode (e deve) agir para garantir melhor qualidade de vida e mais alegria aos idosos?

AK - Os membros da família são os principais cuidadores dos idosos. Tanto em situações delicadas como em internações hospitalares, em que o carinho e atenção ajudam na sua recuperação, como em situações do cotidiano ajudando nas tarefas do dia a dia, e ajudando a preservar a autonomia dos idosos e a manutenção da saúde.

Cuidar de idosos é gratificante e recompensador para todos familiares, eles sempre vão nos ensinar com suas experiências.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page