Infecção Urinária de Repetição

O que é?

É a infecção de bexiga (cistite) que ocorre repetidas vezes durante um curto período de tempo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: ardência para urinar, aumento da frequência urinária, sangramento urinário e dor pélvica. Os sintomas ocorrem repetidas vezes, mesmo após o tratamento adequado.

Quem pode ter o problema?

Mais comum em mulheres, em todas as faixas etárias.

Quais as causas?

Contaminação e infecção da bexiga por bactérias que na maioria das vezes são provenientes do sistema digestivo (intestino).

Como o problema é diagnosticado?

O diagnóstico é feito pelos sintomas e pela história de repetidos episódios do problema. É confirmado pelo exame de urina que isola a bactéria causadora da infecção e acusa a presença de pus ou sangue na urina.

Como é o tratamento?

O tratamento da fase aguda é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Após a cura da infecção, existem outros cuidados para que os episódios não se repitam, como uso de vacinas, outros tipos de antibióticos, cuidados com higiene, tratamentos de doenças ginecológicas, tratamento da constipação intestinal, etc.

CONSULTAS

(46) 99115 9004